quarta-feira, janeiro 28, 2009

Receita: Perohê (Culinária Ucraniana)


Leopor Leonardo Alcântara
Rio de Janeiro - Brasil


Perohê

A Ucrânia tem sido nos últimos anos um país que tem despertado muito a minha atenção. Os gols de Shevchenko e o belo futebol da seleção ucraniana, acabaram me levando a conhecer um pouco mais da história política e cultural deste país localizado na Europa Oriental. A Ucrânia detém de uma cultura vasta, com um povo assíduo pelo consumo das mais diversas artes, tais como música, dança e gastronomia. Esta última representa bem a pluralidade do país. A culinária ucraniana é muito variada em texturas e sabores, o que faz deste país ainda mais fascinante. Um dos pratos ucranianos que eu aprendi foi o Perohê, uma espécie de “pastel cozido”. A receita é basicamente massa fresca e recheio de batata com requeijão, que pode ser acompanhada do molho de sua preferência. Depois que vocês fizerem a receita, irão se surpreender com um prato simples, fácil de fazer, mas com um sabor sem igual. Não perca tempo, mãos na massa!!!

Passo a passo:








Receita:
(8 porções)

Massa>>

-½ quilo de farinha de trigo
-2 ovos inteiros
-2 colheres de óleo
- Sal a gosto
- 300 ml de água morna

Recheio>>

-500 gramas de batatas cozidas
-1 copo (250 ml) de requeijão cremoso
-Cheiro-verde a gosto
-Sal a gosto

Preparo>>

Coloque a farinha em uma tigela, adicione os ovos, o óleo e o sal. Misture bem, adicionando água aos poucos até pegar consistência. Se estiver muito úmida, adicione um pouco de farinha aos poucos, sempre mexendo. Se estiver muito seca, adicione um pouco de água. Sove bem a massa e deixe descansar por 30 min. Enquanto isso, prepare o recheio. Passe as batatas cozidas pelo espremedor e junte com o requeijão. Corrija o sal, adicione o cheiro verde e misture bem. Abra a massa e corte a pressionando com a borda de um copo. Procure sempre untar a superfície da mesa com farinha para a massa deslizar com facilidade e não grudar. Coloque o recheio dentro dos círculos e feche com as pontas dos dedos, friccionando bem para não abrir na hora do cozimento. Cozinhe o perohê em água com um fio de óleo. Quando o “pastel” subir e ficar na superfície, retire com uma espumadeira. O perohê pode ser acompanhado com molhos variados (frango ou tomate, por exemplo) ou com creme de leite fresco (nata), como é tradicional na cultura ucraniana.

14 comentários:

Bruxa do Vinil disse...

Isso deve ser uma delícia!
E está tão bem explicadinho que acho que até eu poderia me arriscar em tentar fazer...
Muito bom!
:)

Nanda Melonio disse...

Acredite, é muito bom... Minha sorte é não ter tendência para engordar, senão tava gigantesca com as experimentações culinárias deliciosas desse moço.

Aline disse...

Parabéns pela receita. Tenho descendência ucraniana e essa é uma das mais fidedignas que já vi na internet. O perohe é realmente uma de-lí-cia!

Heloise Guil - Designer Gráfico e Web disse...

P/ mim não deu certo, a massa ficou meio seca e pesada. =/

Anônimo disse...

olha essa receita é muito boa minha sogra faz e eu quero aprender,vou tentar fazer só sem ajuda

Jesuel Andre de Camargo disse...

Que delicia! Meus avós maternos são ucranianos e minha mãe fazia esses pastéis, agora ela já está velhinha e não pode mais fazer. Mas com certeza no próximo domingo minha esposa fará e vamos relembrar os velhos tempos. Tá dando água na boca já! Obrigado pela receita , meu querido!

Anônimo disse...

oi sou de familia ucraniana e nos adoramos fazer e comer perohe e outras comidas tipicas.No recheio tambem pode ser feito com feijao amassado.bjos.vp

Josie Soares disse...

Fiquei surpreendida de encontrar essa receita tão detalhada. É um sabor que remete à minha infância rs. Será que alguém teria a receita com recheio de arroz e de feijão? Por favor me enviem. Abraços e até breve

Jest nas Wielu disse...

Súper, embora na Ucrânia chamamos este prato de Varényky (varyty = cozer).
http://en.wikipedia.org/wiki/
Vareniki

Já agora, podemos trocar os links entre as nossas páginas escrevo muito sobre a Ucrânia e apenas em português.

juliana disse...

parabéns pelo site! fiquei feliz em ter achado esta receita! tenho amigos ucranianos e matei minha saudade!beijos

altair disse...

sou de familia ucraniana prato preferido de todos
isso da até briga la em casa

gostoso fica com batata amassada e ricota :)e molho de tomate com cebola

bom melhor parar de falar...:)

Anônimo disse...

Sou Ucraniana, e relmente ainda desconheço alguém que não gosta do famoso perohê, é de lamber o prato ! \0/

**Mil@** disse...

Cara, valeu.. tava procurando a receita do perohê igual louca e não achava por nada.. sou de família ucraniana e ninguem quer dar a própria receita, acredita!!

Anônimo disse...

Meus avos dos dois lados vieram da ucrania eu conheço um receita que muda um poco o recheio vai a batata e o chucrute mesmo sendo considerado alemão mais o q vale e comer rsrsrsrsrsr pq é muito bom . abraço a todos